28 09
Arte

A arte de René Gruau

Por Diana Monteiro

Não sei vocês, mas acredito que Paris pode mudar pessoas! A cidade é mágica, nostálgica, exala arte e cultura em todas as esquinas, além de ter um visual de tirar o fôlego. Pelo menos comigo foi assim. E com René também.

René-Gruau

Em vez de seguir os passos do pai, um militar italiano, René Gruau foi morar com a mãe em Paris. E não é que encontrou uma profissão oposta da qual pretendia trilhar? Se ele não tivesse ido para a cidade luz, a moda não seria a mesma. Impossível imaginar o segmento sem essas ilustrações!

ilustração vintage - maisondadi

ilustration vintage - maisondadi

Esse tipo de dom nasce com a pessoa e ele sempre soube manejar o lápis e os pincéis como ninguém! Na deliciosa época da década de 1920, René foi convidado para ilustrar a Vogue, Marie Claire, Lidel e outras revistas importantes da época. Foi essencial para Christian Dior, Balenciaga e Givenchy, pois conseguiu ilustrar as ideias dos mestres estilistas, que até então não faziam croquis.

illustration fashion 20s - maisondadi

20s illustration - maisondadi

la-dolce-vita

Deu pra sentir o quão importante René foi, né? Seu traço era inconfundível e podemos ver nitidamente fortes inspirações artísticas. Sexy, instigante e feminino, é impossível não se apaixonar. Recentemente “descobri” que foi ele quem fez um dos meus cartazes de cinema antigo favorito: La Dolce Vita. Até então só achava que ele fazia desenhos de moda, editoriais e anúncios – Martini, Air France e Omega foram alguns dos seus grandes clientes.

vintage art - maisondadi

Felizmente consegui algumas imagens de qualidade boa e mandarei imprimir, para emoldurar e colocar na parede.

Curiosidade: René Nasceu em 1909 e faleceu em 2004 – foram 95 anos muito bem vividos! 🙂



Deixe seu comentário


Nenhum comentário

@maisondadi no instagram