11 12
#24DiasDiNatal / Cultura

DIA 11 – #24DIASDINATAL | Ads natalinos

Por Diana Monteiro

Se tem uma coisa que adoro, é propaganda de natal. Falo isso porque não ligo muito pras diversas datas comerciais ao longo do ano… Mas o natal… Ah, o natal! Me faz sorrir de orelha a orelha com o ad mais simples do mundo! Basta ter algo que remeta a minha época favorita!

Adoro publicidade e, depois de ler alguns livros sobre o tema e ver algumas 1000 vezes a série Mad Men (que ajudou na minha libertação do machismo), peguei gosto pelo segmento e desde então tenho mergulhado ainda mais na criação e no marketing dos meus trabalhos e clientes.

Começando pelo meu favorito, em função da sua história. Sabe a Peggy Olsen, do Mad Men? Como sabemos bem, o preconceito e o machismo que a personagem recebe do mundo, principalmente do segmento publicitário é tão presente atualmente que só de pensar como era na década de 1960 me dá vontade de chorar. Pois bem, esse ad maravilhoso foi feito pela Diane Rothschild, que, assim como Peggy, abdicou da vida imposta pela sociedade e fez carreira, se destacando entre os homens, mostrando que inteligência não tem sexo. E vamos combinar, esse ad do wisky J&B é excelente! <3

Sua frase “Based on the world according to uninspired, rigid, time-warped and aging advertising men, I should be home right now in a little apron.” ainda me deixa emocionada, visto que foi uma das publicitárias mais importantes da década de 70 e 80.

Esse simples cartaz diz tanta coisa… E uma delas é que pra mim, mostra o real significado do natal. Como assim, Di? hahahaha Calma, eu explico: é que essa pequenina árvore com a bola vermelha me remete ao filme “O Natal do Charlie Brown” (as árvores são muito parecidas) e durante todo o filme, que na verdade é um curta, por ter apenas 25 minutos, Charlie se questiona sobre o natal e sua verdadeira essência. Campanhas que me pegam pelo lado emocional sempre acabam entrando no meu top 5. Ikea, você é linda!

A caixinha mint…bem explicito, né? Eu não ligo muito pra joias e confesso que prefiro ganhar outras coisas no lugar, mas desde que fiquei noiva, amo campanhas de anéis de noivado (pelo menos é assim que vejo a surpresa do cartaz). Por mais que sejam completamente comerciais, também celebram o amor. Sem falar que a Tiffany & Co tem um lifestyle tão fantasioso, que me cativa com praticamente tudo o que produz. Vide “Bonequinha de Luxo”, que mostra como nunca o poder que a grife ostentação pode emanar.

E pra fechar com muita nostalgia, um comercial clássico da Coca-Cola. Eu não bebo nenhum refrigerante, mas o que tenho de produtos de decoração (ainda mais de natal) da Coca, é surreal. O melhor marketing do mundo, sem dúvida alguma. Eles praticamente inventaram o natal, com o papai noel vestido de vermelho e tal… Como uma boa boa natalfreak, seria estranho se eu não consumisse seus produtos natalinos… rs! Mas voltando ao ad: se permitir brincar, é essencial, independente de idade, estilo, raça, religião e profissão. Diversão ilumina a alma, isso pra mim é um fato!



Deixe seu comentário


Nenhum comentário

@maisondadi no instagram