15 03
Cultura

Things We Love | Livro Kate Spade

Por Diana Monteiro

Depois de meses tentando, consegui criar um cronograma onde estipulo momentos na semana pra ler livros e embora eu ame romances, também gosto muito de livros ilustrados. E o Things We Love, da Kate Spade, não é exceção! A verdade é que ele se tornou um dos meus favoritos… !

Desde então, a grife já lançou mais 2, também inspiracionais. Mas vamos focar no assunto do post. Por mais que eu ache a capa do livro super divertida, prefiro usar sem a luva, gosto dela minimalista, toda rosa com o título em dourado.

Esse livro é pros meus olhos como um macaron é para o meu estômago, necessário!
Cores brilhantes, padronagens, imagens vintage, referências cinematográficas, tipografias, texturas e colagens pra lá de incríveis. Desde a primeira vez até hoje sinto instantaneamente uma imensa felicidade quando folheio o livro. O motivo do lançamento foi pra comemorar os 20 anos da marca que, como um ‘arco íris bem posicionado’, mostra de forma simples, direta e lúdica, a construção do branding e do lifestyle da Kate Spade New York

Muito antes do Pinterest existir, a equipe de criação e marketing da Kate (a que se sente a íntima, né?) já fazia seus moodboards e a partir de pesquisas, experiências, fotografias, momentos e cenários da Big Apple, o estilo da grife foi criado. Pra ilustrar tudo isso, o livro foi dividido em 20 capítulos, que representam, de forma resumida, as 20 inspirações de maior relevância pra marca.

Pro post não ficar gigante e cansativo, achei melhor compartilhar os meus favoritos. Vamos lá!

 

THE COLOR RED

“Como cor, o vermelho é dito para incitar um batimento cardíaco mais rápido e induzir a respiração. É a reação que temos quando espionamos, digamos, a cor perfeita de um batom. Ele vem em uma caixa de lápis de cor, e a sombra que escolhemos pode ser o vermelho alaranjado perfeito. É um tomate de verão na salada, escolhido a dedo e triturado em um picante bloody mary. É um par de sapatos que acenam instantaneamente aquela canção, “hot hot hot” !!! É poderoso em seu magnetismo, atraindo até mesmo o suas unhas ou uma bolsa de couro elegante (é tão pop)!”

Com essa descrição, vemos o quanto o vermelho é importante pras peças e acessórios. Já percebeu que ela está presente em toda coleção lançada?

NEW YORK, NEW YORK

“Nós  amamos NY. Afinal, está no nosso nome. Como uma marca, estamos constantemente buscando o equilíbrio entre os alta sofisticação e os simples street styles. Nós gostamos de pensar em nós mesmos, com aquela sensibilidade de uptown, mas também com um pé em downtown. Um mix de contrastes! Por isso é justo que o nosso lugar favorito partilha a nossa afinidade para esta grande justaposição – e como uma cidade, ninguém faz isso melhor do que New York…”

Todo ‘capítulo’ vem com um resumo, explicando o porque daquele tema ser importante pra construção da história e da cliente Kate Spade, além de várias páginas com infinitas referências.

A SENSE OH HUMOR

Sense of humor é a chave pra tudo o que fazemos. Realmente é o melhor amigo de uma mulher. Em nosso escritório, risadas possuem intervalos regulares e gostamos de pessoas que são se levam tão a sério. Saber brincar é essencial. Amamos criar designs e projetar peças com detalhes engraçados, assim como frases de efeito, além de brincar com o inesperado…”

Sem dúvida alguma é um dos pontos que mais gosto da Kate. Como sempre disse aqui no blog, a moda é feita pra experimentar e pra brincar. Vestir o que queremos, e da forma que desejamos é primordial pra conseguirmos externar nossa personalidade. E, ao meu ver, a marca faz isso com maestria. Não tenho poder aquisitivo pra ter peças das marcas, mas as poucas que tive, usei até gastar. Essa me representa… e muito!

A POP OF COLOR

“A pop of color tem o poder de pontuar um ambiente normal e simples, e pode fazer um gesto muito maior do que um splash superestimado. Pense em um guarda-chuva amarelo em um dia cinza, um vestido vermelho em um mar de ternos escuros ou saltos brilhantes verdes espreitando para fora de debaixo de um par de calças navy…”

Pontos de cor são detalhes que fazem toda diferença em um look sóbrio. Sou bem suspeita pra falar pois faço isso regularmente. Ainda mais agora, que estou numa fase mais minimalista, aposto em produções monocromáticas mas com acessórios de cor. Mal sabiam que anos depois iriam criar a hashtag #livecolorfully, e que seria uma das mais usadas no instagram por amantes de cores.

THE CINEMA

“Somos constantemente inspirados pelo espírito do cinema. Nós abraçamos a possibilidade de escapar – mesmo por algumas horas – a uma aventura distante. E as ‘armadilhas’ do cinema são tão encantadoras: aquelas seqüências de títulos iniciais, ambientes bem decorados, indumentária que roubam o espetáculo…”

Como não amar esse capítulo, que tanto me inspirei pros mais diversos trabalhos que produzi? Como uma cinéfila, seria impossível não ter esse como o favorito.

BEAUTIFUL TYPE

“Dependendo da forma e das letras, a tipografia é uma arte. Como uma marca que premia o poder da palavra escrita, acreditamos que a tipografia é tão vital quanto a tinta. Quando tratada corretamente, uma única palavra – a pontuação, mesmo – pode se tornar uma obra-prima em miniatura. E muitas vezes, para a gente, acontece…”

Eu amo tipografia e acredito que uma fonte mal estudada e inserida em determinado trabalho, pode arruinar por completo com um trabalho. Claro, que ao contrário, pode ser o que irá finalizar perfeitamente um projeto. Toda semana procuro novas fontes e estilos pra inserir nos meus jobs e além de livros com esse universo, estou sempre atrás de novidades. E ao meu ver, a Kate Spade faz isso muito bem. Adoro tudo da seção de papelaria deles, assim como os detalhes em seus vídeos.

 

ADVENTURES

“Se é uma atrevida decisão, como pilotar um avião que nunca foi voado antes, ou uma viagem improvisada, como levar a sua sobrinha no bonde para a ilha de Roosevelt, porque ela acha que é um trem vintage, cheio de histórias, não importa! O que vale são as aventuras vividas, que nos lembram que estarmos vivos e que fazem parte da nossa maravilhosa vida.”

A verdade é que, ao meu ver, os destinos não precisam ser grandiosos. Qualquer experiência, se vivida ao máximo, é valida. Viajar é uma das grandes alegrias do mundo. E a Kate faz isso de forma lúdica, nos levando pra vários lugares. Não foi a toa que comecei a traçar um novo projeto, que se conseguir organizar do jeito que pretendo, resultará em novos conteúdos por aqui. #spoileralert

BOOKS

“Julga o livro pela capa? Absolutely. Enquanto nós amamos livros pelos contos, temos que admitir que somos fisgados por um lindo espiral, um título brilhante ou uma capa dura com textura. Gostamos tanto de livros que já fizeram parte de coleções, como clutchs e estampas…”

O poder de um livro é avassalador pois, dependendo da história e da sua imaginação, você consegue fazer parte dele, e viver entre os personagens em questão de minutos. Cultura deliciosa, que pode andar pela moda livremente, como na construção da cliente final.

Agora vem a pergunta, mas por que você gosta tanto desse livro, Di? Por trabalhar anos com marketing, percebi que sou muito carente de marcas e empresas que possuem um universo tão bem construído quanto a Kate Spade e nesse livro, consigo ver todas as referências usadas na grife e me identifico com todas elas, sem exceção. O que é bem raro. Além disso, percebemos que a curadoria das fotos pras montagens dos capítulos exigiram ‘aquela’ pesquisa que respeitamos. E como uma boa amante de história (principalmente da moda e do cinema), só poderia sorrir com ele. Sem falar que já me inspirei em praticamente todas as páginas pras minhas produções, e até pra trabalhos pra fora. É um deleite pra quem ama, sem medo, mergulhar nas mais diversas referências.



Deixe seu comentário


Nenhum comentário

@maisondadi no instagram