03 08
D.I.Y / Décor

D.I.Y | Aplicando tecido na parede

Por Diana Monteiro

Quando eu e o Rica começamos a ver quais seriam as mudanças aqui de casa, eu tinha duas certezas: que a parede do quarto seria mint e que teríamos um sofá amarelo no meu novo escritório (home office). Porém, nada disso aconteceu! Hoje, o assunto é a parede do quarto. Depois falarei da saga do sofá.

parede mint decor - maisondadi
Inspirações

A ideia inicial era pintar duas paredes de verde 60’s (aloka que adora nomear tudo), o armário embutido de branco e aplicar papel de parede na parede atrás da cama (por pouco, também não virou realidade)! A verdade é que o tom do verde que escolhi, por mais que tenha amado na loja, não ficou do jeito que eu esperava. Fiquei com o receio de ficar muito forte e escolhi um verde frio, deixando o quarto com ar triste e cara de hospital. :/

cartela de cores suvinil - decor - maisondadi
A foto da parede está amarelada por causa da luz*

E o quarto tem que ser o cômodo mais aconchegante da casa, certo? Como já tínhamos comprado a tinta “anel de noivado”, da suvinil, para pintar o escritório, aproveitamos pra finalizar o quarto com ela, repintamos tudo no dia seguinte. O engraçado é que nas fotos e vídeos que publiquei no insta (me segue aí – @maisondadi), a cor “verde surfe” estava linda! Mas ao vivo… bléee.

Felizmente as paredes do quarto ficaram lindas com o nude “anel de noivado”, assim como o armário branco. Como sobrou um pouco de tinta, pintamos também a parede atrás da cama, só para tirar o antigo rosa, enquanto não escolhíamos o bendito papel de parede.

papel de parede - decor - retro
Inspirações

Pois bem, depois de semanas pesquisando e vendo diversos catálogos e sites, estava quase desistindo da ideia. Primeiro porque eu jamais compraria online sem saber o material, eu tenho pavor de reflexo e os mais em conta que achei eram papéis acetinados, ou seja, fato que iriam ter reflexo se eu quisesse tirar fotos. Além do mais, o papel de parede que estava atrás tinha que ter aquele ar de aconchego, com textura. Outro ponto é que estava difícil achar uma padronagem retrô que eu realmente gostasse. A maioria era muito normal e eu gosto de estampas novelty. <3

Achei uns lindos no site Papel de Parede dos Anos 70, mas como o pé direito da onde moro é alto, teria que comprar mais rolos de papel. Como o valor é em euro e no Brasil somos roubados constantemente pelos Correios, em função de taxas absurdas, desisti.

estampa papel de parede

Aí, pensando com meus botões cheguei à seguinte conclusão: Diana, como era feito antigamente? Os decoradores forravam as paredes com tecidos! Por que não fazer dessa forma? Sou old school por natureza e o processo não poderia ter sido mais incrível! Fui na Casa Miro e queria todos as estampas, mas escolhi ver tecidos mais encorpados, 100% de algodão para melhor fixação. Fiquei em dúvida entre os dois de cima. Como estava predestinada a ter uma parede floral e não consegui pintar a parede de verde como eu queria, a estampa da esquerda foi a escolhida!

Como aplicar:

material para colar tecido na parade - maisondadi

Material
– tecido (pode ser qualquer que tenha pelo menos 70% de algodão em sua composição)
– cola branca
– água
– rolinho de tinta (usei o de espuma mesmo)
– espátula (para tirar possível bolhas e amassados)

Como fazer
Primeiramente é importante deixar o tecido pronto. Ele não pode estar amassado e já tem que estar cortado de acordo com a altura da parede. Mas deixe um sobra pra cima e pra baixo. Depois é só cortar o excesso com estilete.

aplicar tecido na parece com cola branca extra - maisondadi
Esperando a cola secar

Despeje a cola e um pouco de água para dissolver e misture em um recipiente. Molhe com o rolinho e passe na parede. Não se preocupe se sentir a cola escorrer, é normal. Espere secar um pouco e teste com o dedo. Se sentir que está começando a grudar, é hora de aplicar o tecido.

como aplicar tecido na parede - DIY- maisondadi

Fomos pela lógica e começamos de cima para baixo. Primeiro fomos fixando com a mão, para esticar o tecido e ir colando. Depois, com a ajuda da espátula, é só tirar alguma imperfeição que possa vir a surgir.

reforma casa sem gastar muito - maisondadi

Como a maioria dos tecidos tem 1.40/1.50 de largura, a aplicação terá que ser feita por grandes tiras, uma do lado da outra. Depois de aplicar a primeira, antes de passar a cola, colocamos o tecido do lado para juntar seguindo o desenho da padronagem. Depois repetimos o processo e cortamos o excesso com estilete. Mas cuidado, sugiro que espere secar antes de cortar, para o tecido não “correr” pro lado e você cortar erroneamente.

papel de parede retrô - como aplicar - maisondadi

reforma casa - maisondadi

Se tiver espelhos de luz na parede, remova a parte externa e cubra com o tecido. Depois é só ver o local e cuidadosamente cortar rente ao espaço. Depois é só colocar novamente o espelho.

 tecido retrô na parede

Para fixar bem, demos uma mão de cola por cima do tecido, nas extremidades e nas emendas. Dessa forma eliminamos o risco do tecido soltar!

Antes:

como aplicar tecido na parede - maisondadi

Depois:

faça você mesmo - tecido na parede - maisondadi

Esqueci de tirar foto do depois no mesmo dia e logo depois instalamos a cabeceira… rs.



Deixe seu comentário


Nenhum comentário

@maisondadi no instagram