20 03
Gastronomia

Cozinhando com Rachel Khoo

Por Diana Monteiro

De uns tempos pra cá comecei a sentir prazer cozinhando. Como o namorido trabalha fora o dia inteiro e trabalho em casa (home office), acabo cozinhando só pra mim. E sempre cozinhei as mesmas comidas, sempre sem saco. Até que no final do ano passado dei pulos de alegria na Livraria da Travessa, pois no stand de lançamentos estava o livro da Rachel Khoo, chef e blogueira que adoro!

livro rachel khoo - maisondadi

Se você gosta da cozinha francesa como eu, com certeza irá se encantar com o A Pequena Cozinha em Paris, pois o livro engloba receitas clássicas com abordagens simples. Eu, que não sou nenhuma expert no assunto, consigo fazer tudo sem quase nenhuma dificuldade. O livro é dividido por categorias como lanches, carnes, aperitivos e sobremesas, além de muitas dicas.

livro de receita - cozinha parisiense - maisondadi

Recentemente resolvi fazer o croque-madame muffin da Rachel. Lembro que comi alguns croque-monsieur em Paris e por mais que o prato fosse uma versão francesa do misto-quente, lembro que sentia um gosto peculiar. Depois fui descobrir que era um delicioso e especial molho a base de queijos. A diferença do croque-madame é simples: leva um ovo estalado em cima. Depois de pesquisar, vi que o nomenclatura se deve ao fato do ovo se parecer um chapéu. Legal, né?

Mas como estava super empolgada pra fazer e não tinha todos os ingredientes em casa, mudei a receita, me baseando somente em algumas partes. Abaixo, segue a minha versão do croque-madame, simples, rápido e saboroso:

Ingredientes:
– pão de forma (usei o integral)
– queijo (usei um gouda holandês)
– tomates-cereja
– peito de peru
– cebola
– ovo (usei o caipira pois tem um sabor mais forte)
– manteiga

Utensílios:
– tábua
– rolo de massa
– forma de cupcake

receita croque-madame muffin - maisondadi

Abra algumas fatias de pão de forma com o rolo de massa em uma tábua até ficarem finas e maleáveis. Depois pincele-as com manteiga (eu uso a sem sal – uma vida sem sódio em excesso é uma vida feliz).

croque madamme receita - maisondadi

receita prato parisiense - maisondadi

Coloque as fatias amassadas gentilmente nos buracos da forma de cupcake, forrando-os. A ideia é fazer um muffin aberto. Fique atento para não deixar buracos, faça de maneira que cubra os espaços uniformemente. Ligue o forno.

receita prato francês

Enquanto o forno preaquece (180.), escolha o queijo e corte-os em cubos. Faça o mesmo com os tomates, com o peito de peru e com a cebola. Como eu adoro cebola, não cortei em pedaços pequenos, gosto da sensação crek-crek, sabe? rs

croque madame - prato frances - maisondadi

Depois de cortar os ingredientes é só colocar nas cestinhas de pão na seguinte ordem: queijo, tomate, peito de peru e cebola. Essa ordem é importante pro queijo derreter no fundo e como o tomate solta água, é legal ficar no meio para não inundar tudo.

receita lanche france - maisondadi

Depois é só colocar o ovo inteiro. Não se assuste se a clara escorrer e descer. Ela será cozida e vai se misturar com os demais ingredientes. Agora é só deixar no forno por cerca de 15-20 minutos. O tempo de cozimento vai depender de acordo com o ponto que você quiser os ovos. Fique de olho.

croque-monsieur

croque madame

Tire do forno e sirva imediatamente. É um ótimo prato pra um lanche e pode ainda ser acompanhado por uma saladinha e um vinho. Mas como estava com fome, comi eles sozinhos. Estavam deliciosos!



Deixe seu comentário


Nenhum comentário

@maisondadi no instagram