21 12
#24DiasDiNatal / Gastronomia

DIA 19 – #24DIASDINATAL | RECEITA: biscoitos de natal

Por Diana Monteiro

Nem acredito que consegui fazer uma receita pra série #24DiasDiNatal! Por mais que seja relativamente simples, pela correria e excesso de trabalho nesse fim de ano, tava achando que não conseguiria fazer nenhum… Mesmo com um dia de atraso, cá estou!

Eu adoro biscoito amanteigado e gingerbreads, então fiz um mix dos dois! Os ingredientes são:
. 480gr de farinha de trigo
. 260gr de manteiga gelada
. 100 gr de açúcar mascavo
. 30gr de gengibre em pó
. 1 ovo inteiro
. açúcar de confeiteiro
. água

Coloque a farinha, depois a manteiga gelada em cubos e o ovo inteiro

Depois o açúcar mascavo, e o gengibre em pó. Coloque a mão na massa, literalmente! Vá apertando com os dedos a manteiga pra incorpar na massa. O ponto estará certo quando a massa tiver homogênea, sem bolotinhas de manteiga e alguma farinha.

Pegue partes da massa e corte em bolas médias. Cubra sua superfície de trabalho com uma plástico e coloque a massa em cima, pegue outro para cobrir. Faça um X com rolo e comece a abrir de forma igual, deixando o mais reto possível.

Depois de abrir pegue o cortador e marque (como se já fosse cortar) e tire. Não remova em volta. Torne a cobrir a massa, dessa vez marcada, com o plástico e coloque dentro de uma forma. Faça isso repetidamente até a massa acabar, e vá colocando as camadas umas em cima das outras. Coloque no freezer por 25 minutos e só então quando estiver bem gelado, tire os bonecos.

Uso um silpat, tapete de silicone específico pra forno e vá colocando um do lado do outro. Ligue o forno em temperatura máxima e coloque a forma com o tapete e biscoitos em cima. Deixe por 7 minutos pra evitar que os biscoitos se esparramem e derretam e depois coloque em temperatura baixa.

Depois de cerca de 20 min (mas fique de olho porque isso varia de forno pra forno), hora de deixar esfriar!

Enquanto isso, hora de fazer a cobertura, que nada mais é do que açucar de confeiteiro com água. A medida é feita no olhômetro. O importante é que a consistência não fique muito mole, que fique como uma pastinha.

Como estava sem saco de confeitar, peguei um saco plástico mesmo e depois de colocar a cobertura de açúcar em cima, cortei a pontinha pra começar a decorar. Escolhi fazer algo bem tradicional, como os gingerbreads man são normalmentes.

Agora é pegar aquele seu pratinho festivo e se deliciar!



Deixe seu comentário


Nenhum comentário

@maisondadi no instagram