25 05
Viagem

Di em Paris: Ladureé

Por Diana Monteiro

Sou uma formiga, poderia viver de doces se a diabete não existisse. No fundo, ainda penso em ser confeiteira. Mas como adoro trabalhar com moda, comunicação e design, acabo deixando para o futuro…

ladurée

Quem me conhece sabe que gosto muito de cupcakes! E que durante um tempinho fui viciada neles. Recentemente minha tia foi a NY e trouxe uma caixinha com 2 da Magnólia Bakery (sim, ela é a melhor tia do mundo) para eu comer. Mas essa paixão louca pelos cupcakes é porque para mim eles eram mais acessíveis, além do meu namorado ter feito um curso, ele me ensinou e comecei a fazer adoidado. Aí surgiu a oportunidade de realizar o meu sonho (ir para a França) e desenterrei a vontade de conhecer e comer todos os doces  possíveis da Ladureé!

macarons-da-ladurée

A pâtisserie Ladurée é um verdadeiro clássico parisiense, é famosa por produzir os melhores macarons do mundo, com recheio cremoso de fazer os olhos virarem! O difícil é escolher o sabor, são mais de 30!   :O

História
Quem acha que a pâtisserie mais famosa do mundo nunca passou por problemas está muito enganado!  Em 1862, Louis-Ernest Ladurée decidiu abrir uma padaria na Rue Royale, em Paris. Mas com a Revolução Francesa (1871), o seu negócio foi queimado. Mas meses depois, no mesmo lugar, resolveu montar uma pâtisserie e chamou um renomado artista para pintar o teto com querubins vestidos de doceiros. Isso que é visão, não?

Os anos se passaram e na década de 1920 a cidade luz começou a valorizar os cafés, tornando-os points para os boêmios. Afim de acompanhar a evolução, Jeanne Souchard (esposa de Ladureé) resolveu agregar os conceitos dos cafés com os de pâtisserie. Assim criou-se a casa de chá. O sucesso foi instantâneo, já que as mulheres podiam circular livremente (o que era proibido nos cafés da época).

Mais foi em 1932 que a Ladureé se tornou a mais importante referência de Paris, quando resolveram modificar a receita original do macaron, que havia sido criada no século 16. A mudança? Ganache, um delicioso creme que estamos acostumados a saborear em outros doces. Pronto, o melhor macaron do mundo foi criado. uhullll  o/

maison-ladurée

casa-de-chá-ladurée-paris

A decoração é linda, inspirada nas tradicionais casas de chá do século 19, com espelhos, lustres de cristais e paredes em tons pastéis com detalhes dourados e pinturas florais, tudo maravilhoso!

Como fiquei próximo ao Quartier Latin e a Boulevard St. Germain, sempre passava em frente a Ladureé da Rue Bonaparte (descendo a rua do famoso café Les Deux Magots). Achei os preços bem salgados, por isso não era uma pâtisserie tão frequentada quanto as outras… Hahaha!

ladurée-rue-bonapart

doces-ladurée-1

ladurée-paris

Infelizmente é proibido tirar fotos (tirei várias na encolha enquanto estava comendo), mas valeu a pena o esporro que levei quando tirei essa foto dos doces, eu precisava registrar essa perdição. Realmente os doces são igualzinhos aos do site, são obras de arte!

louça-ladurée

doces-ladurée-2

Os doces são absolutamente deliciosos, as texturas são incríveis, não são enjoativos e a cada mordida uma nova sensação surge! É pra comer chorando…

hello-kitty-para-ladureé1

Atualmente eles estão com uma parceria com a Sanrio, então fizeram várias caixas temáticas, além dos gifts que são vendidos lá. Um festival de Hello Kitty! 🙂

Grudada com a pâtisserie, tem a loja Ladureé (são interligadas e ambas possuem entradas por fora). Eu sinceramente não sei o que é pior, se são os doces ou os gifts! TUDO, absolutamente tudo da loja é necessário. Papelaria, caixas, artigos de decoração, adesivos. Os preços são tristes e infelizmente não pude levar o meu kit de carimbos fofos, mas não resisti e comprei um chaveiro que tenho certeza que nunca irei usar. Eu sei, é ridículo, mas tenho medo de arranhar… kkkk

chaveiro-macaron-ladureé1

Tenho a estranha mania de gravar momentos através de cheiros e cores (e músicas) e tentei ao máximo transmitir a delicadeza e o sonho que é a Ladureé, mas acho que o vídeo abaixo consegue chegar perto do que meu amor pela marca! <3

O mais especial é que o vídeo foi gravado exatamente onde eu fui, na Ladureé próximo a Boulevard St. Germain… Ai, ai! Um sonho de doceria!



Tags: , ,
Deixe seu comentário


1 comentário

@maisondadi no instagram