23 02
Gastronomia

Na cozinha: sweet from Mendl’s

Por Diana Monteiro

Estou super empolgada com esse post!!! Desde que vi o filme (atualmente um dos meus favoritos) “O Grande Hotel Budapeste” em julho, estava querendo fazer o doce da Mendl’s.

patisserie mendls - the grand budapest hotel - maisondadi

Quem acompanha a Valentina Mag deve estar ciente do editorial-capa que fizemos para a edição especial cinema, inspirado no mundo do Wes Anderson. Fiz até a caixinha do doce…! Falarei em breve aqui no blog sobre os bastidores da produção, aguardem!

caixa mendls

Mas hoje o assunto é gastronômico pois, com a ajuda no namorido chef, tirei o último sábado para fazer o Courtesan au Chocolat. No longa, a delícia é produzida na fictícia doceria Mendl’s – que depois de pesquisar, descobri que o doce foi criado pela doceria local de Golitz, Polônia, onde o filme foi filmado. E quem assistiu “O Grande Hotel Budapeste” sabe que ele é muito importante na história. Como não curto spoilers, não vou me aprofundar muito na história. Dito isso, vamos ao que interessa! Abaixo segue a minha versão do doce:

INGREDIENTES DA MASSA

output_84hTze

A massa é feita a partir da pâte à choux, massa de origem italiana, a mesma usada para profiteroles e bombas! Ela foi inserida na culinária francesa pela nobre italiana Catherine de Médicis, por volta de 1546.

– 100 g de farinha de trigo
– 100 g de manteiga sem sal
– 100 mL de água
– 1 pitada de sal  e 1 pitada de açúcar
– 4 ovos

INGREDIENTES DO RECHEIO

output_VWF2FY

– creme de leite
– 1 tablete de chocolate meio amargo

INGREDIENTES DA COBERTURA

output_6Q0Yzn

– açúcar* (mas esse é o de confeiteiro)
– leite
– corante em gel rosa, azul e verde
– copo descartável (depois eu achei meus ramequinhos e acabei descartando os copos)

UTENSÍLIOS

output_RE6EPp

– um rolo de papel manteiga
– saco de confeiteiro
– bicos
– forma retangular

receita pâte à choux - mendls - hotel budapeste - maisondadi

Modo de preparo: ferva a água com a manteiga e retire do fogo.  Depois acrescente a farinha de trigo, o sal e o açúcar e rapidamente mexa até ficar homogêneo e retire do fogo. Deixe a massa esfriar por 5 minutos. Em seguida acrescente os ovos, um a um, mexendo sem parar até dar o ponto certo da massa.

Preaqueça o forno a 200 graus.

receita doce do filme do wes andersno - o grande hotel budapest - maisondadi

Pegue o saco de confeiteiro e corte a ponta, o suficiente para colocar metade do bico. Depois é só ir enchendo o saco até a metade com o pâte a choux. Faça meias esferas em três tamanhos: grandes, médias e pequenas. O doce é praticamente uma Torre de Pisa, são três profiteroles, um em cima do outro! Se ficar alguma pontinha em cima, sem problemas, é só tirar depois de cozido!

Courtesan au Chocolat - the grand budapest hotel - patisserie - maisondadi

receita profiteroles - maisondadi

Leve ao forno e aumente a temperatura para 230 graus nos cinco primeiros minutos. Depois abaixe novamente para 200 graus por mais 15-20 min até ficarem douradas. Finalmente abaixe para 180 graus por 10 minutos para que sequem.

receita ganache - maisondadi

Enquanto  a massa cozinha no forno, é hora de fazer o recheio! Escolhi fazer uma ganache. Coloque a barra de chocolate meio amargo em pedaços em uma panela pequena em banho maria e espere derreter por completo. Depois mexa cuidadosamente e acrescente o creme de leite em banho maria em fogo médio até ficar homegêneo e reserve. Espere esfriar completamente.

receita bomba de chocolate - maisondadi

Assim é como as suas bombinhas/profiteroles deverão ficar: cheirosas e com essa tonalidade, douradas e firmes por fora.

doce recheio de chocolate - mendls - maisondadi

Vire-os de cabeça pra baixo e monte um novo saco de confeiteiro, desta vez com a ganache de chocolate. Fure com o próprio bico a massa e preencha todo o interior com o recheio.

men20

Hora da cobertura! Misture em um pote o leite e o açúcar de confeiteiro. Aqui não há uma quantidade específica, o ideal é que fique líquido para pastoso, para poder ser manuseado no saco de confeiteiro e também fixar nos profiteroles, sem escorrer. Essa cobertura seca depois de um tempo, então a dica é agir rápido.

mendls tutorial

Depois é só colorir nos copos plásticos (ou no meu caso, em ramequinhos). Para ficar tom pastel, coloque apenas uma gota e vá moderando conforme for mexendo.

mendls sweet tutorial

Mergulhe os profiteroles em cada cor e reserve para esperar secar um pouco antes de montar o doce.

profiteroles receita - tutorial - doce - maisondadi

bombinhas de chocolate - receita - maisondadi

men26

Para montar o doce, usei aqueles papéis de docinhos, escolhi um transparente com desenho de renda, bem retrô para conversar com a vibe do doce.

doce do filme do wes anderson - como fazer - o grande hotel budapeste - maisondadi

mendl's tutorial patisserie - wes anderson

Agora é hora de montar e finalizar o doce! Como escolhi a cor branca, verde e rosa para a cobertura dos profiteroles, optei usar a cor azul para o desenho do profiterole base e para ‘colar’. O ideal é confeitar com o saco de confeiteiro, para fazer as ondinhas.

make the pastry from the grand budapest hotel - maisondadi

Essa hora exige cuidado, pois se a cobertura de açúcar estiver mole, os profiteroles podem escorregar, ficar tortos e até cair. Eu não aguentei esperar e fiz logo em seguida…. Hahahaha. Queria aproveitar a luz natural e por isso que os meus estão meio caidinhos. Mas o sabor… super gostoso!

make-the-pastry-from-the-grand-budapest-hotel

Voilá! Uma cortesã de chocolate super Wes Anderson!!

pastry from wes anderson movie mendls maisondadi

Agora é ser feliz e comer, nhac!



Deixe seu comentário


2 comentários

@maisondadi no instagram